sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Coisas que indignam...

Tem coisas que deixam a gente chocada, e o que mais me choca com certeza é a falta de educação e respeito das pessoas em relação a seus semelhantes! Quando dizem que educação vem de casa eu concordo, mas não podemos apenas jogar a culpa dos mal educados que andam por ai em seus pais, por que eu acredito que muitos deles receberam a tal educação, mas acabaram por esquecer em suas casas...
Educação é bom e eu gosto, mas tenho certeza que tem gente que nem o que isso significa!
Nesses últimos dias tenho sido espectadora de dezenas de fatos onde os mal educados tem cometido absurdos e tem ficado por isso mesmo. E o pior é que muitos desses casos de desrespeitos são cometidos por pessoas que eu julgo que deveriam estar sendo exemplos para os cidadãos.
Tem mais ou menos uma semana que estava indo para o trabalho, de moto, eu e meu namorado, a frente seguia uma viatura da polícia militar e atrás deles, uma moto. Quando eu vi o policial que dirigia jogar pela janela do carro uma ponta de cigarro, e a mesma pegou no motociclista que estava a nossa frente! Pra mim, falta de educação e irresponsabilidade completa! Posso estar errada, mas já acho errado fumar e dirigir, depois jogar lixo pela janela do carro mais errado, jogar a ponta do cigarro muito mais por vários fatores (risco de queimada a beiras das estradas, risco de causar um acidente a motociclista, afinal quem anda de moto sabe que qualquer coisa que venham em sua direção pode atrapalhar sua direção e ate machucá-lo, até mesmo um mosquito).
Se essa não fosse suficiente, vi outra caso de desrespeito cometido por um policial. Aqui onde moro, apesar da cidade ser pequena, o transito é uma loucura, não em relação a quantidade de veículos, mas pela falta de conhecimento das leis de trânsito: poucas pessoas usam as setas indicativas, as preferências das vias, normalmente, é do veículo maior, ou do que está na frente, independente de qualquer coisa... eles entram na sua frente na hora que querem e na velocidade que querem sem ao menos olhar... E foi bem assim, estávamos indo para o trabalho e passamos pelo posto da PM de Imbituba, quando um policial estava chegando com seu carro ao posto, um voyage modelo antigo, só que para entrar simplesmente cortou a frente de uma moto que seguia em nossa frente, o motociclista freio bruscamente, quase caiu e nós que estávamos atrás dele quase batemos nele.
Ai, eu pergunto ao onde está a educação? Aonde esta o respeito a vida das pessoas?
Será que é sempre preciso que aconteça alguma coisa séria para que as pessoas se dêem conta das coisas que estão fazendo?
Nas duas situações nada de grave aconteceu, mas podia sim ter acontecido algo pior!
Espero que alguém possa ler isso e refletir sobre suas atitudes, e lembrar que respeito se dá em todas as linhas, que começa em casa e deve ser levada adiante sempre, que os nossos gestos são os maiores exemplos que podemos podemos dar... E você que tipo de exemplo quer dar?

Um comentário:

  1. gostei muito do teu blog.
    e a reflexão q tu coloca atraves do texto q postou é de grande importancia pra todos, é bem real mesmo a falta de educação q no transito se torna super visivel, o pior é q educação os pais dão agora aceita-la ou não é uma escolha, e pelo q vemos a uma grande parte da população q escolheu ser mal educado.
    beeejo

    ResponderExcluir