segunda-feira, 18 de outubro de 2010

TCC: Administrando o lar!

Hoje me peguei pensando em muitas coisas como sempre... e pensando sobre meu emprego, lembrei de uma pergunta que a sócia da empresa havia feito na minha entrevista: se eu tinha experiência em administração? Na hora eu respondi na brincadeira que minha última e uma das maiores e melhores experiências em administração, estava sendo na administração da minha casa, pois estava tendo que segurar minhas poucas economias durante o período que estava sem emprego e que com certeza não era uma tarefa fácil realmente.
Entre muitas coisas que aprendi quando sai de casa, além de dar muito mais valor ao trabalho dos meus pais, foi aprender a gerir minha próprias economias, minha casa, sem depender de ninguém. Hoje se eu estivesse estudando Administração, novamente, juro que iria sugerir um TCC nessa área (será que alguém já pensou nisso???): Planejamento Estratégico para Famílias...
Claro que ninguem precisa ser graduado para administrar sua casa, mas que isso não é tarefa fácil, acho que fica claro, ainda mais para quem tem filhos, ou mais pessoas morando consigo.
Hoje eu vejo a administrar uma casa vai muito além, por exemplo:
...Você precisa aprender a gerir seus recursos e suas aplicações: antes de fazer as compras (como um bom comprador) para o mês você precisa analisar o que de fato você necessita, para que você não compre nada desnecessário, em quantidade errada, verificar os melhores preços para ajustar a sua necessidade a sua receita (um pesquisa de mercado) nos supermercados mais próximos (seus fornecedores), ajustar as datas de recebimentos (contas a pagar), com as datas de pagamentos, pois não vale apena pagar nem juros nem multa, nem na conta de água, luz e etc... Sem contar outras despesas que volta e meia surgem e que sempre precisamos manter um "caixa pequeno" para imprevistos como um remédio, um chuveiro que queima, etc...
... Além disso, você precisa aprender a gerir o seu tempo: você tem que cronometrar tudo, desde a louça ao seu banho, pra não perder um minuto, para não se atrasar ou atrasar pessoas que dependam de você. Ou seja ajustar tempo para preparar o café, para se arrumar, para ir ao trabalho, aproveitar a volta pra pegar algo que possa faltar, preparar o jantar e deixar algo pronto hoje que você precise amanha, enquanto cozinha, lava a louça para ja adiantar e melhor aproveitar seu tempoe assim vai.
... precisa a aprender a gerir seus recursos humanos: se você tem filhos, e até mesmo o marido, está em constante treinamento de pessoas, ensina o filho a fazer isso ou aquilo, motiva-os a sempre fazer as coisas de maneira correta (treinamento, motivação, valorização).
Tem que ter criatividade para varias seu cardapio, para oferecer refeições nutritivas e saborosas...
Tem que volta e meia aplicar um 5S, um Kaisen, porque volta e meia a gente acaba guardando coisas desnecessárias ou mesmo que deixam de ser uteis ou até mesmo nos servir...
E assim como na gestão de um empresa, é possível aplicar diversas teorias e técnicas na administração do nosso lar.
Quem cuida de uma casa, tem que estar sempre pensando em mil coisas... você faz algo agora, ja pensando no que vai fazer depois... Sabe o valor de uma máquina de lavar roupas quando ela estrada, sabe o valor de um dia de sol quando precisa colocar suas roupas pra secar, ou quando ve as paredes se machando pela umidade...
E ainda no final de um dia cheio de afazeres, temos que estar lindas, sorrindo, com humor e um astral 10 para podermos contemplar nossos familiares, que é assim que que eles esperam nós... Mulher moderna tem que aprender a se virar entre ser profissional, esposa, mãe, filha, irmã, amiga, namorada... socorro, nem eu sabia que podia ser tanta coisa, rs...
Sorte e força pra nós mulheres!

2 comentários:

  1. Amei o post.....Concordo com vc!!!!Alguns ainda tem a capacidade de dizer que Homem é o sexo forte!CAPAZZZZZZZZZZZ hehehhe

    beijokas otimo find

    ResponderExcluir
  2. Parabéns mais uma vez pelo blog, mt bom tua reflexão.
    bjo

    ResponderExcluir